sexta-feira, 23 de abril de 2010

Orquidário Barbosa Rodrigues




O Parque Senador José Jefferson Carpinteiro Peres inaugurado no dia 1 de setembro de 2009, é um espaço público edificado entre os igarapés de Manaus e do Bittencourt, dois tradicionais pontos urbanos da cidade de Manaus.



Como parte de um programa de revitalização ambiental, o Parque permite o conhecimento de um pouco da historia política, social e paisagística da capital amazonense, especialmente a do período da economia da borracha.



Tem como uma das principais atrações o epifitário (Orquidário).



As plantas floríferas epifíticas (orquídeas, bromélias, aráceas, entre tantas outras) que forma introduzidas no orquidário, são particularmente características das florestas pluviais tropicais e são as últimas a colonizar os galhos das altas árvores.



No mês de fevereiro último deu-se a primeira floração da Cattleya eldorado a mais ornamental das flores cultivadas no epifitário e uma planta considerada endêmica do Estado do Amazonas e em perigo de extinção e que urge ser incluída na lista de espécies protegida do IBAMA.






No mês de setembro durante o Congresso Nacional de Botânica da Sociedada Brasileira de Botânica, entre os dias 18 e 24 , ocorrerá uma solenidade onde o epifitário do Parque será nominado de ORQUIDÁRIO JOÃO BARBOSA RODRIGUES EM RECONHECIMENTO AO SEU IMPORTANTE TRABALHO em prol da "Scientiae Amabile".




Ainda como atividade do Congresso de Botânica, ocorrerá um exposição intitulada ¨"Barbosa Rodrigues Um Botânico da Amazônia". Na referida exposição faremos uma "Mostra de Orquídeas" .









Então,desde já, conto com a colaboração de vocês orquidófilos, na sua participação e com a exposição de plantas floridas na nossa Mostra.





VISITEM NOVO SITE EM CONSTRUÇÃO

CAROS ORQUIDÓFILOS E ORQUIDÓFILOS CONVIDO-OS A VISITAR O SITE INDICADO NA IMAGEM E CONTO COM AS SUA CRÍTICAS E SUGESTÕES.

Pedro Ivo

Reformulação de Blog











Na foto o autor desse BLOG com sua esposa Suely na floração da Cattleya eldorado na vegetação de Campina. A referida espécie está vulnerável à extinção (veja no meu site em ecologia o seu status de conservação).

Brevemente estaremos reformulando esse Blog. O conteúdo aqui postado será trasferido para http://www.orquideasdaamazonia.com.br/ um site de minha autoria, que está sendo construído e deverá estar pronto até o final de 2010, entretanto já está dsiponível para visitas.



Aqui nesse BLOG serão apresentadas novidades orquidófilas, publicados pequenos artigos. Manteremos uma lojinha onde serão disponibilizadas para compra camisas, chaveiros, brincos, bottons e outros brindes com a logomarca do site.





email de contato: pisbraga@orquideasdaamazonia.com.br



Manaus, 22 de abril de 2010

Pedro ivo Soares Braga





Posted by Picasa